De volta ao Passado

Percebo que preciso dar mais atenção para meu blog pois a última postagem é do ano passado, por isso vou me empenhar para atualizar algumas coisas aqui. Mas antes de publicar novas ilustrações resolví tirar do baú alguns trabalhos produzidos até os 24 anos, época em que abandonei os desenhos. Será uma verdadeira viagem de Volta ao passado, hehe.

Acho que exagerei, mas está aí meu primeiro caderno de desenho quando tinha 12 anos. É preciso ter coragem pra mostrar uma obra desta mas á assim que todo ilustrador começa, desenhando como criança. Lembro que a família elogiava bastante, hehe. E o incentivo foi importante pra continuar.

Este é um registro de um ano depois, na época, gostava mesmo de desenhar tendo como influencia os quadrinhos.

Tive também um livro pra rascunho onde desenvolví estudos a lápis, bico de pena e nanquim e outros com tinta. Nestes exemplos busquei reproduzir trabalhos de Moebius e Frazzeta.



Produção em que tinha 18 anos. Nesta época já estava trabalhando na Stylus onde desenvolví várias ilustrações sob a direção de arte de meu irmão Pedro Nunes.

Agência: Stylus Publicidade

Agência: Stylus Publicidade

Agência: Stylus Publicidade

Agência: Stylus Publicidade

Este estilo de ilustração solta, onde eu tinha a liberdade de brincar jogando tinta pra todo lado, era muito valorizado pela agência na época. Esta proposta de ilustração apresenta de certo modo uma herança da arte moderna, que desde seu surgimento tinha como um de seus objetivos o rompimento com a necessidade de representação do real, assim os artistas buscavam constantemente novas formas de expressão e invariavelmente caminhavam na direção da abstração.

Hoje é bem mais fácil produzir este tipo de trabalho no computador, pois durante a execução se o resultado não for o desejado é só apertar o Ctrl Z.

Agência: Stylus Publicidade

Trabalhei um breve período na Arte Clube, com o grande ilustrador Pedro Junior, por quem tenho grande estima.

Mais uma ilustração para a Arte Clube.


Agência: Stylus Publicidade


Guardei também a produção de um ano em que trabalhei no Jornal Infantil de O Popular. Foi um período de trabalho muito bom, só sentí falta de trabalhar com tintas. No período toda a arte era feita em preto e branco e as cores aplicadas na gráfica.

O editor do Jornal era o Márcio Nogueira do Amaral, profissional de primeira, que sabia até a arte do desenho animado. Falando nisso, ele disse que eu poderia escrever que um dia nós iríamos fazer desenho animado. Acho que era só pra me fazer parar de amolar, pois vivia perguntando se ele não podia me ensinar alguma coisa sobre animação, rsrs.


Agência: Stylus Publicidade


Agência: Stylus Publicidade


Agência: Stylus Publicidade

Áerografo e tintas guache.

Agência: Stylus Publicidade



Agência: Stylus Publicidade




Acho que de trabalhos antigos já está bom, a idéia era mostrar trabalhos feitos na maioria sem o suporte digital que temos hoje, nada de Photoshop, Layers, Ctrl Z e as possibilidades que a tecnologia nos trouxe. Vou começar a planejar a publicação de trabalhos novos agora.

Agência: Stylus Publicidade

Comentários

  1. Saulinho, esses trabalhos antigos é que nos deixam mais orgulhosos né? Nessa época eram raros os ilustradores, como você, pois tinham q ter competência mesmo. Sem filtros, sem templates, sem softwares, sem control Z... q hoje dão uma mão muito grande até pra quem não desenha muita coisa.
    É uma honra ser seu amigo!
    PedroJr

    ResponderExcluir
  2. Verdade Pedro Junior, e podemos falar que vivemos a realidade dos dois mundos. Confesso que aquele período possui algo de especial, era mais trabalhoso, mais demorado, mas também muito divertido e prazeirozo ilustrar.
    Também é uma honra e privilégio ser seu amigo, e você sabe que o grande profissional que você sempre foi, me serviu de referência influenciando meu trabalho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Enrolei nada! rsss Gosto desse cara pra caramba! Só que tomei sopa de canela de cachorro vira-latas e ando pelo mundo. Grande abraço campeão!

    ResponderExcluir
  4. Olha só quem apareceu por aqui. Grande Marcio Amaral, tudo bem sumido?
    Pare de tomar essa sopa e sossegue um pouco rapaz, rsrs.

    Felicidades e grande abraço pra você também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário